Com a chegada da pandemia do coronavírus, o mundo parou e iniciou-se uma corrida pela vacinação. Após testes e aprovação de algumas vacinas, deu-se o início da aplicação em massa.
Com as vacinas a serem aplicadas em Portugal, surgem diversas dúvidas sobre quem tem acesso a ela.
A dúvida mais frequente no nosso departamento de Relocation é: afinal, os estrangeiros que se encontram em Portugal podem ser vacinados contra a COVID-19?
Antes de dar mais detalhes, queremos esclarecer que, sim, estrangeiros que se encontrem em território português, sejam eles residentes ou não, podem ter acesso à vacina!
Para os cidadãos estrangeiros existem basicamente 2 casos que explicaremos a seguir: os que possuem número de utente e os que não possuem número de utente.
Estrangeiros que possuem o número de utente
Este é o caso mais simples e rápido para vacinação. Os estrangeiros que estejam em Portugal e que já tenham o número de utente podem registar-se através do portal COVID-19, indicando o local e a data para vacinação mais conveniente para si. Posteriormente, será contactado por SMS pelo número 2424 com mais indicações. Simples!
Estrangeiros que não possuem o número de utente
Acontece que muitos estrangeiros não possuem o número de utente e nem o solicitaram, pelos mais diversos motivos, seja por falta de regularização ou seja por que sempre tiveram acesso à saúde privada através de seguro de saúde em Portugal, e, portanto, nunca precisaram do sistema público de saúde.
Para estes casos, de forma a integrarem a lista de vacinação e poderem ser vacinados contra a COVID-19, estes estrangeiros podem submeter a sua inscrição através de uma plataforma online criada pela Direção Geral de Saúde (DGS), que, inclusive, está disponível tanto em português como em inglês.
Após o envio e a verificação dos dados, as autoridades de saúde atribuem um número de utente temporário, que poderá ser utilizado para realizar o agendamento da vacina através do portal COVID-19.
Inclusive, das mais de 150 mil pessoas registadas nesta página da DGS destinada a estes casos, mais de 23 mil já receberam número de utente e já iniciaram o processo de vacinação.
Em geral, aliás, os números impressionam para um país tão pequeno como Portugal: atualmente já há mais de 290 mil cidadãos estrangeiros vacinados contra a Covid-19, dentre os quais estão 198 diferentes nacionalidades.
Somente através da nossa equipa de Relocation, conseguimos ajudar clientes de mais de 100 nacionalidades neste processo de vacinação. Um trabalho árduo e do qual nos orgulhamos imenso.
Caso tenha alguma dúvida ou também precise de auxílio neste processo (pois sabemos que nem sempre o caminho é assim tão claro), não se preocupe, a nossa equipa terá todo o gosto em te ajudar, afinal são mais de 13 anos a apoiar a mobilidade de expatriados corporate, de diplomatas, militares, clientes particulares e a suas famílias. Contacte-nos!